Começa nesta segunda-feira (14) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados devem fazer o pedido até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, usando login do Gov.br. Para solicitar, é necessário informar CPF e data de nascimento, conforme registrados na Receita Federal.
Têm direito à gratuidade os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, os que cursaram todo o ensino médio em rede pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277) ou possui registro ativo no Cadastro Único (CadÚnico). Participantes do programa Pé-de-Meia também podem pedir isenção. É preciso comprovar a condição declarada com documentos listados no edital do Inep.
Candidatos que ganharam a isenção no Enem 2024, mas faltaram aos dois dias de prova, devem justificar a ausência para poderem participar novamente de forma gratuita. O prazo para justificar é o mesmo da isenção: até 25 de abril, na Página do Participante. Documentos autodeclaratórios ou assinados por terceiros não são aceitos.
O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio. Recursos poderão ser enviados de 12 a 16 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio. Apenas após essa etapa o Ministério da Educação divulgará o período oficial de inscrições no Enem 2025.
Instituído em 1998, o Enem é utilizado como critério de seleção para o Sisu, ProUni, Fies e também como forma de acesso ao ensino superior em instituições de Portugal conveniadas com o Inep.
Comente sobre o post