Contribuintes que desejam receber a restituição do Imposto de Renda 2025 já no primeiro lote têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para enviar a declaração à Receita Federal. A data é o limite para que o contribuinte entre na programação do primeiro pagamento, que será realizado no dia 30 de maio. A consulta para saber se a restituição estará no primeiro lote será liberada no dia 23 de maio, a partir das 10h.
Neste ano, o calendário de restituições prevê cinco lotes, com pagamentos nas seguintes datas: 30 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. O primeiro lote será pago no mesmo dia em que termina o prazo geral para a entrega do documento, que é 30 de maio.
Tem prioridade no recebimento da restituição quem se enquadra nos critérios legais: pessoas com 80 anos ou mais, contribuintes com mais de 60 anos, portadores de moléstia grave, pessoas com deficiência e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em 2025, a Receita Federal também dá prioridade para quem opta por usar a declaração pré-preenchida e escolher receber a restituição via Pix. Quem utilizar apenas uma dessas opções também tem vantagem sobre os demais contribuintes.
Mesmo com a ordem de prioridade, a Receita recomenda que os contribuintes interessados em receber logo o valor da restituição enviem a declaração até o dia 9 de maio. A entrega começou em 17 de março e seguirá até o dia 30 de maio.
Além disso, o dia 10 de maio é a data-limite para quem deseja pagar o imposto via débito automático na primeira cota ou em cota única. Após esse prazo, o pagamento terá de ser feito manualmente.
É obrigado a declarar o Imposto de Renda 2025 quem, ao longo do ano passado, recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888. Quem não entregar a declaração dentro do prazo deverá pagar multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do valor do imposto devido.
De acordo com a Receita Federal, até as 21h18 desta quinta-feira (8), foram recebidas 21,4 milhões de declarações, o que representa 46,3% do total esperado neste ano, que é de 46,2 milhões.
A declaração pode ser feita por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no site da Receita Federal. Também é possível declarar via aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets, ou ainda pela plataforma online acessível em navegadores de internet. As ferramentas são gratuitas e oferecem instruções passo a passo para facilitar o envio correto das informações ao Fisco.
Comente sobre o post