Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo IBGE, mostram que o setor de serviços na Paraíba registrou expansão de 8,8% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado coloca o estado entre os três que mais cresceram no país, sendo o primeiro no Nordeste e terceiro nacionalmente, superando com folga a média brasileira de 1,8%.
Em relação a março, o volume de serviços paraibano teve alta de 1,5%, acima da média nacional, que ficou em apenas 0,2%. No acumulado do ano (janeiro a abril), o crescimento chegou a 6,3%, ante 2,8% do Brasil.
O desempenho positivo foi impulsionado por segmentos como informação e comunicação, transportes, tecnologia, telefonia e serviços prestados às famílias e empresas. Essa diversificação indica um avanço no perfil econômico estadual, muito além do tradicional comércio e turismo.
Além disso, dados do IBGE de 2024 mostram que a Paraíba teve taxa anual de crescimento real no volume de serviços de 4,8%, sendo também segunda entre os estados nordestinos e sete em todo o país.
Esse desempenho reafirma o papel central do setor de serviços na economia local, que representa cerca de 73% do PIB estadual, conforme estudos econômicos regionais.
Comente sobre o post