O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (5), ainda não ter candidato à presidência da Câmara dos Deputados. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG), um dia após articuladores do Palácio do Planalto avançarem nas articulações no entorno do nome do deputado Hugo Motta (Republicanos) para o cargo.
“O presidente Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato a presidente da Câmara. A Presidência da Câmara é responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais”, pontuou o petista.
Para Lula, cabe a ele, apenas a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, tanto da Câmara quanto no Senado.
“É o presidente da República que precisam deles. Então, eu sempre tratei com respeito e é assim que eu espero que a Câmara e o Senado elejam o melhor para que tenhamos dois anos de um governo muito vultuoso a partir do ano que vem”, finalizou.
A notícia de que Lula tinha defendido Motta para presidir a Câmara partiu do vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos). Esse aceno teria ocorrido em uma conversa de Pereira com o presidente quando indicou Motta para a disputa.