O deputado estadual Adriano Galdino disse que repetirá a mesma chapa da última votação e definiu a data da consulta, caso a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tenha nova eleição para Mesa Diretora após ação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre eleição da Mesa Diretora da ALPB.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma ação na qual questiona a eleição do biênio 2025-2026 para presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba. A ação corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e o relator é o ministro Dias Toffoli.
Na ação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, alega que houve irregularidade na antecipação da eleição da Mesa Diretora e afirma que o processo eleitoral deveria acontecer a partir de outubro do ano anterior ao início do biênio, ou seja, em outubro deste ano de 2024, e não com dois anos de antecedência. No caso da ALPB, a eleição antecipada sobre 2025-2026 aconteceu em janeiro de 2023.
Adriano Galdino aguarda a decisão final do STF para definir os próximos passos da Assembleia Legislativa da Paraíba.
“A decisão sobre a Paraíba só deve acontecer no final de dezembro ou no ano que vem. Caso tenha uma tendência de orientar fazer novas eleições, nós iremos nesse caminho. Já na terça-feira (19) de manhã, nós vamos pegar essa decisão do Supremo e adequar ao regimento da Casa. E vamos, a partir desse regimento adequado, marcar uma nova eleição que deve acontecer ou no final de novembro ou no início de dezembro”, explicou o atual presidente da Assembleia.
Ainda segundo Adriano Galdino, ele disputará com a mesma chapa pela qual ele foi eleito para o segundo biênio (2025-2026) na última votação, em fevereiro de 2023.
“Mesma chapa para o segundo biênio, já votada e já eleita”, disse ele.
A chapa eleita para o segundo biênio (2025-2026), na votação feita em 2023, teve Adriano Galdino reeleito e os seguintes nomes:
- Felipe Leitão – 1º vice-presidente
- Cida Ramos – 2ª vice-presidente
- Taciano Diniz – 3º vice-presidente
- Caio Roberto – 4ª vice-presidente
- Tovar Correia Lima – 1º secretário
- Eduardo Carneiro – 2º secretário
- Anderson Monteiro – 3º secretário
- Jane Panta – 4º secretário
- Sargento Neto – 1º suplente
- Galego Souza – 2º suplente
- Eduardo Brito – 3º suplente
- Júnior Araújo – 4º suplente
- Wallber Virgolino – corregedor parlamentar
- Branco Mendes – 1º corregedor
- Jutay Meneses – 2º corregedor
- George Morais – 3º corregedor