24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

PIX por aproximação começa a funcionar hoje

PIX por aproximação começa a funcionar hoje

Por: Luanja Dantas
28/02/2025 às 11h31 Atualizada em 28/02/2025 às 14h31
PIX por aproximação começa a funcionar hoje
Foto: Reprodução

As instituições financeiras começam a disponibilizar o PIX por aproximação a partir desta sexta-feira (28), conforme regulamentação do Banco Central.

Essa nova funcionalidade permite que os clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, de forma semelhante ao uso de cartões de crédito e débito.

Além disso, o PIX poderá ser integrado a carteiras digitais, como o Google Wallet, dispensando a necessidade de acessar o aplicativo do banco para concluir transações.

No entanto, por enquanto, o PIX por aproximação será exclusivo para dispositivos Android que utilizam o Google Pay. Isso acontece porque Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão registradas no Banco Central e, portanto, não podem intermediar esse tipo de pagamento.

Para oferecer o serviço, as carteiras digitais precisam de autorização do BC, e, até o momento, apenas o Google recebeu essa permissão. No futuro, a expectativa é que a funcionalidade seja expandida para Apple Pay e Samsung Pay.

Como funciona o PIX por aproximação?

O PIX por aproximação chega como uma alternativa mais ágil ao pagamento via QR Code. Atualmente, ao usar o QR Code, o comerciante gera um código e o cliente precisa acessar o app do banco, escanear o código e confirmar a transação.

Com a nova modalidade, basta abrir o app do banco, selecionar a opção de PIX por aproximação e encostar o celular na máquina de pagamento. O processo pode ter pequenas variações conforme a instituição financeira.

Já para ativar o PIX dentro de uma carteira digital, o cliente precisará vincular sua conta bancária ao aplicativo, da mesma forma que ocorre com cartões de crédito.

Inicialmente, as transações terão um limite padrão de R$ 500, mas os usuários poderão ajustar esse valor conforme sua necessidade, definindo limites por transação ou por dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários