25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Vereador de cidade da Paraíba tem mandato cassado por fraude em candidatura feminina

Vereador de cidade da Paraíba tem mandato cassado por fraude em candidatura feminina

Por: Luanja Dantas
17/05/2025 às 07h00 Atualizada em 17/05/2025 às 10h00
Vereador de cidade da Paraíba tem mandato cassado por fraude em candidatura feminina
Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou o mandato do vereador Ricardo Pinto (PP) e anulou os diplomas de oito suplentes eleitos pela mesma legenda nas eleições municipais de 2024, por fraude na cota de gênero, na cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba.

A decisão foi tomada com base em indícios de que uma das candidaturas femininas foi registrada apenas para simular o cumprimento da legislação eleitoral.

De acordo com o tribunal, a candidatura de Ellenice Emilly Ramalho Pinto apresentou características típicas de fraude: obteve apenas um voto, não realizou campanha nas redes sociais e apresentou movimentação financeira praticamente inexistente, o que indicaria ausência de campanha efetiva. A Justiça Eleitoral entendeu que o partido lançou a candidatura com o único objetivo de atingir a cota mínima de 30% de mulheres exigida por lei.

Além de Ricardo Pinto e Ellenice, também foram cassados os diplomas de Francisco de Assis Barreiro Crizanto, Márcio José Gomes Rufino, Mariana Xavier Gomes, Olívio Gomes de Carvalho, Ivo Teixeira e Araújo Filho, Romildo Rodrigues de Lima e Sherliane Liara da Silva Ferreira, todos suplentes da coligação.

Como consequência da decisão, Ellenice foi declarada inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2024. O caso reforça o entendimento da Justiça Eleitoral sobre a gravidade da prática de candidaturas fictícias, especialmente em relação à cota de gênero, que visa ampliar a participação feminina na política.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários