25°C 32°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Concerto Binacional Brasil-Argentina celebra independência da Argentina com Villa-Lobos e Piazzolla

Concerto Binacional Brasil-Argentina celebra independência da Argentina com Villa-Lobos e Piazzolla

Por: Hermano Araruna
28/05/2025 às 12h44 Atualizada em 28/05/2025 às 15h44
Concerto Binacional Brasil-Argentina celebra independência da Argentina com Villa-Lobos e Piazzolla
Foto: Reprodução

A Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza nesta quinta-feira (29), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural), o 3º Concerto Oficial da Temporada 2025, intitulado Concerto Binacional Brasil-Argentina. O evento celebra os 215 anos da Revolução de Maio (1810), marco da independência argentina, e presta homenagem ao professor Afonso Pereira, um dos fundadores da OSPB.

Sob regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, o concerto terá três solistas: a soprano Izadora de França, e as argentinas Analía Goldeberg (piano) e Sofía Calvet (bandoneon). A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19h na bilheteria da rampa 4, limitada a dois por pessoa.

A noite começa com os hinos nacionais do Brasil e da Argentina. Na sequência, Izadora interpreta cinco obras de Heitor Villa-Lobos, incluindo a Ária das Bachianas nº 5 e canções da Floresta do Amazonas. Depois, o repertório segue com clássicos argentinos, como A Fuego Lento (Horacio Salgán), La Yumba (Osvaldo Pugliese), e quatro obras de Astor Piazzolla: Decaríssimo, Adiós Nonino, Libertango e Tristeza de um Doble A. Entre elas, destaca-se ainda Moreguita, composição da própria pianista Analía Goldeberg.

A iniciativa tem apoio do Consulado-Geral da Argentina no Brasil. Segundo a cônsul Julieta Grande, o concerto integra as ações que celebram os 40 anos da amizade Brasil–Argentina, reforçando os laços culturais com o Nordeste.

A noite também será marcada pelo reconhecimento a Afonso Pereira, que em 1945 trouxe a Orquestra Sinfônica de Pernambuco para concertos na Paraíba, incentivando a fundação da OSPB, que realizou seu primeiro concerto em 29 de maio de 1946.

Na sexta (30), às 18h, será lançado o livro Uma Vida por Escrito – Estudo biográfico de Afonso Pereira da Silva (1917–2008), do professor Francisco de Sales Gaudêncio, também na Sala José Siqueira.

O programa completo do concerto estará disponível no Instagram da OSPB: @orquestra.ospb. Pessoas com mobilidade reduzida têm entrada acessível pela lateral da sala.

Serviço
Dia: 29 de maio (quinta-feira) Hora: 20h30 Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural Entrada: Gratuita, mas é necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 19h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários