24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Justiça condena Letícia Rodrigues por injúria racial contra colegas de teatro em João Pessoa

Justiça condena Letícia Rodrigues por injúria racial contra colegas de teatro em João Pessoa

Por: Hermano Araruna
11/07/2025 às 16h25 Atualizada em 11/07/2025 às 19h25
Justiça condena Letícia Rodrigues por injúria racial contra colegas de teatro em João Pessoa
Foto: Reprodução

O palco do Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, foi cenário de mais do que arte nos bastidores. A atriz e diretora Letícia Rodrigues, que comandava produções no espaço, foi condenada pela 2ª Vara Criminal da capital paraibana por injúria racial contra três colegas de trabalho. Segundo a decisão do juiz Marcial Henrique Ferraz da Cruz, as ofensas proferidas por ela tinham motivação discriminatória e estavam diretamente relacionadas à raça e cor das vítimas.

Os relatos trazem um cotidiano de violência verbal nos bastidores do teatro, onde, durante ensaios e reuniões, frases com conotações racistas teriam sido dirigidas aos funcionários, entre elas expressões como “olha o carvão” e “sou rica porque sou branca”. A denúncia foi acolhida pela Justiça, que determinou uma pena de seis anos de reclusão, além de multa. No entanto, por se tratar de ré primária, a punição foi convertida em restrições de direitos, a serem definidas pela Vara de Execuções Penais. O cumprimento inicial da pena será em regime aberto.

A defesa de Letícia já anunciou que vai recorrer. Em nota, o advogado Luiz Augusto afirmou que a artista “sempre tratou bem os colegas” e que a decisão judicial foi baseada em acusações sem respaldo probatório. Letícia, por sua vez, nega todas as acusações, afirma ter sido vítima de armação e alegou que, por ser uma pessoa trans, também integrante de uma minoria social, “não seria capaz de cometer esse tipo de crime”.

A condenação, no entanto, reacende o debate sobre como estruturas de poder e hierarquia podem reproduzir racismo mesmo em espaços culturais. E também reforça que, no palco da Justiça, não há papel que blinde ninguém das consequências daquilo que diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários