25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

História e Lutas Camponesas: UFCG Cajazeiras promove debate após exibição de documentário

História e Lutas Camponesas: UFCG Cajazeiras promove debate após exibição de documentário

Por: Hermano Araruna
23/07/2025 às 09h02 Atualizada em 23/07/2025 às 12h02
História e Lutas Camponesas: UFCG Cajazeiras promove debate após exibição de documentário
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (23), o curso de História da UFCG em Cajazeiras, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promove um evento gratuito no Teatro Íracles Pires. A programação inclui a exibição do clássico documentário “Cabra Marcado para Morrer” (iniciada em 1964, interrompida pelo golpe militar, e retomada e concluída em 1984) do diretor e jornalista Eduardo Coutinho (1933-2014), seguida de um debate com especialistas sobre a temática camponesa.

A mediação ficará a cargo da professora Janaína Camilo, que convida o professor Rafael Morato Zanatto, também da UFCG, e Socorro Ferreira, representante regional da Comissão Pastoral da Terra, para discutir a trajetória das lutas rurais no Brasil, a preservação da memória política desses movimentos e a importância da educação na promoção de mudanças sociais.

Vinte e quatro estudantes bolsistas do PIBID, que desenvolvem atividades em duas escolas estaduais locais — Dom Moisés Coelho e Constantino Vieira, participam do evento sob orientação dos professores Jefferson Aquino, Djalma Luiz e Nadja Claudino. Segundo a coordenadora Janaína Camilo, essa ação integra a proposta do programa de incentivar uma formação docente engajada e conectada com as demandas sociais.

O encontro também marca a preparação para a 6ª Semana das Ligas Camponesas, que acontece em Sapé (PB), entre os dias 21 e 25 de julho. A atividade inicia às 14h, oferece certificado de quatro horas pela UFCG e é aberta a toda comunidade interessada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários