25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Quase 120 mil jovens entre 15 e 24 anos ainda não fizeram biometria da Paraíba

Quase 120 mil jovens entre 15 e 24 anos ainda não fizeram biometria da Paraíba

Por: Luanja Dantas
26/07/2025 às 08h48 Atualizada em 26/07/2025 às 11h48
Quase 120 mil jovens entre 15 e 24 anos ainda não fizeram biometria da Paraíba
Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral da Paraíba está intensificando a campanha para que jovens entre 15 e 24 anos regularizem sua situação eleitoral, especialmente com o cadastro biométrico obrigatório. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), dos 150.619 paraibanos que ainda não registraram as digitais, 119.192 são jovens nessa faixa etária.

Mesmo que o voto só seja permitido a partir dos 16 anos completos até a data da eleição, o título de eleitor já pode ser solicitado a partir dos 15 anos, como forma de incentivar a participação política da juventude.

O cadastro biométrico é obrigatório para quem vai tirar o título pela primeira vez. A coleta das impressões digitais é realizada durante o atendimento presencial em qualquer cartório eleitoral do estado e também é necessária nos casos de transferência de domicílio eleitoral ou atualização de dados cadastrais.

A Paraíba já atingiu a marca de 95,23% do eleitorado com biometria cadastrada, o maior índice do Nordeste. Dos 3.315.032 eleitores paraibanos, 3.157.208 já possuem as digitais registradas no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral.

Não é necessário agendamento. Basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com documento oficial com foto e comprovante de residência. A lista de endereços das zonas eleitorais está disponível no site do TRE-PB: www.tre-pb.jus.br

Horários de atendimento:

  • João Pessoa e Campina Grande: segunda a quinta, das 12h às 19h; sexta, das 7h às 14h

  • Demais municípios: segunda a sexta, das 7h às 14h

Tecnologia para garantir segurança nas eleições

Desde 2008, a biometria eleitoral vem sendo utilizada para reforçar a segurança e autenticidade das eleições, reduzindo fraudes e agilizando o processo de votação. As impressões digitais são armazenadas em um banco de dados e transferidas para as urnas eletrônicas, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez.

Quem já possui o título e biometria cadastrada pode utilizar os serviços online, como transferência de domicílio, revisão cadastral e emissão de certidões, pelo Autoatendimento Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários