25°C 32°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Iracema: Uma Transa Amazônica volta aos cinemas em 4K e reafirma sua força política

Iracema: Uma Transa Amazônica volta aos cinemas em 4K e reafirma sua força política

Por: Hermano Araruna
30/07/2025 às 09h14 Atualizada em 30/07/2025 às 12h14
Iracema: Uma Transa Amazônica volta aos cinemas em 4K e reafirma sua força política
Foto: Reprodução

Cinco décadas após sua estreia, Iracema: uma transa amazônica retorna às telas brasileiras em cópia restaurada com qualidade 4K. O relançamento do longa dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna reforça a força e a atualidade de uma obra que entrelaça ficção e realidade para escancarar os impactos da exploração humana e ambiental na Amazônia.

Em crítica publicada no site O Grito!, o jornalista Alexandre Cunha observa que o docudrama permanece relevante ao retratar as contradições do “progresso” na região amazônica e dar voz aos esquecidos do desenvolvimento. Rodado em meio à ditadura militar, o filme mistura atores com personagens reais e percorre a recém-aberta Transamazônica para construir uma narrativa que resiste ao tempo.

Mais do que uma peça histórica, Iracema segue sendo um retrato incômodo, e necessário, de um Brasil profundo, ainda marcado pela desigualdade e pela devastação. O relançamento em alta definição não apenas resgata a estética do filme, mas amplia seu alcance em um momento em que os temas abordados continuam pulsando na realidade nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários