A caça às bruxas: um período de perseguição e terror
A caça às bruxas: um período de perseguição e terror
Por: Hermano Araruna
01/08/2025 às 12h00Atualizada em 01/08/2025 às 15h00
Foto: Reprodução
A caça às bruxas foi um período histórico marcado pela perseguição e execução de pessoas acusadas de bruxaria, com raízes na Europa e se espalhando para outras partes do mundo, como as colônias americanas.Mulheres foram as principais vítimas, muitas vezes acusadas com base em crenças populares, suspeitas infundadas e conflitos locais. Exemplos incluem os Julgamentos de Salem, onde 20 pessoas foram executadas, e a Europa, onde estima-se que 40 a 60 mil pessoas foram mortas.
Exemplos de mulheres mortas por bruxaria:
Tituba:Uma escrava indígena acusada de bruxaria nos Julgamentos de Salem, juntamente com Sarah Good e Sarah Osborne, por supostamente lançar feitiços nas jovens de Salem.
Sarah Good:Uma mulher pobre e sem-teto, também acusada de bruxaria em Salem.
Sarah Osborne:Uma idosa, outra acusada de bruxaria em Salem.
Várias mulheres executadas em julgamentos de bruxaria na Europa:Estima-se que milhares de mulheres foram executadas em julgamentos de bruxaria na Europa, com casos notórios na Alemanha e na Suíça.
Mulheres acusadas de bruxaria na Índia:Mulheres são frequentemente acusadas de bruxaria e sofrem violência, incluindo espancamentos e assassinatos, em diversas regiões da Índia.
Casos de violência contra mulheres por bruxaria na África Subsaariana:Muitas mulheres são acusadas de bruxaria na África Subsaariana e sofrem violência, incluindo espancamentos, tortura e morte.
Sinais que poderiam levar à acusação de bruxaria:
Doenças e mortes inexplicáveis:
Em Salem, a doença das jovens e os sintomas estranhos foram atribuídos à bruxaria, levando à acusação de outras pessoas.
Aparência incomum:
Mulheres com características físicas incomuns ou que se destacavam na comunidade poderiam ser mais facilmente acusadas.
Comportamento suspeito:
Atitudes consideradas fora do padrão, como falar com animais, usar ervas medicinais ou ter conhecimento de remédios naturais, poderiam levantar suspeitas.
Conflitos interpessoais:
Inimizades e disputas entre vizinhos poderiam levar a acusações de bruxaria como forma de vingança.
Ações e práticas consideradas malignas:
Práticas como fazer feitiços, usar amuletos ou realizar rituais considerados satânicos poderiam ser consideradas evidências de bruxaria.
É importante ressaltar que a caça às bruxas foi um período de grande injustiça e violência, e as acusações eram frequentemente infundadas e baseadas em crenças supersticiosas e preconceitos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.