
O número de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra registrou um crescimento considerável no primeiro semestre deste ano.
De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa (SPPM), foram 249 atendimentos, um aumento de 22% (46) em comparação com o mesmo período do ano passado 2024.
De acordo com a coordenadora do espaço, Lila Oliveira, aumento na demanda ocorreu, principalmente, nos meses festivos, como o São João e outros eventos, por causa do elevado consumo de bebidas alcoólicas por parte dos agressores.
No entanto, o atendimento é visto como positivo. “Significa que elas estão procurando mais a rede de proteção, como os Centros de Referência, Delegacia da Mulher entre outros, depositando confiança nestes serviços para evitar que se torne mais um caso de feminicídio”, argumentou Lila.
O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra atende as mulheres em situação de violência doméstica familiar e sexual, disponibilizando durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, uma rede de apoio composta por uma equipe multidisciplinar, com advogadas, assistentes sociais e psicólogas.
Segundo a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Ellen Maciel, houve crescimento na procura pelo serviço, sendo registrado em 2025, de janeiro a junho, uma média de 653 atendimentos na Capital, envolvendo assistência social, psicológica, jurídica e apoio administrativo.
O programa acolhe e protege mulheres vítimas de violência, sendo necessário alguns requisitos para ser atendida, como por exemplo, ter medida protetiva, 18 anos ou mais e morar em João Pessoa.
O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, funciona com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Rua Afonso Campos, 111, Centro. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones:(wats) 83 98695-3549 ou 08002833883.
Telefone da SPPM: (83) 3213-7355
Para denunciar, ligue:
180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar
197 – Polícia Civil
153 – Ronda Maria da Penha