25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Lula lança Medida Provisória “Brasil Soberano” para apoiar empresas afetadas por tarifas dos EUA

Lula lança Medida Provisória “Brasil Soberano” para apoiar empresas afetadas por tarifas dos EUA

Por: Hermano Araruna
13/08/2025 às 16h46 Atualizada em 13/08/2025 às 19h46
Lula lança Medida Provisória “Brasil Soberano” para apoiar empresas afetadas por tarifas dos EUA
Foto: Reprodução

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) a Medida Provisória “Brasil Soberano”, voltada a apoiar empresas brasileiras afetadas pela decisão dos Estados Unidos de impor sobretaxas de até 50% sobre produtos nacionais. A cerimônia de assinatura aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O pacote inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, destinada prioritariamente a pequenas empresas exportadoras, setores considerados mais vulneráveis ao aumento tarifário. Segundo o governo, a medida busca mitigar impactos em segmentos estratégicos como aço, alumínio e produtos agrícolas.

[caption id="attachment_28051" align="aligncenter" width="800"] Foto: Ricardo Stuckert / PR[/caption]

Em seu discurso, Lula afirmou que a prioridade do Brasil é negociar com os Estados Unidos antes de adotar medidas de retaliação. “O meu time não tem medo de brigar. Se for possível brigar, a gente vai brigar. Mas, antes de brigar, a gente quer negociar. A gente quer vender, quer comprar”, declarou. O presidente ressaltou ainda a força da equipe de negociação brasileira, comparando-a aos principais clubes de futebol europeus.

O presidente também destacou a expansão das relações comerciais do país, mencionando que o governo alcançou a marca de 400 novos acordos comerciais em dois anos e meio, e afirmou que é momento de buscar novos parceiros para diversificação do comércio exterior.

Em crítica à postura do governo norte-americano, Lula comentou sobre a responsabilidade democrática e a necessidade de preservar o multilateralismo. “A soberania nossa é intocável, ninguém dê palpite no que temos que fazer”, disse, referindo-se às sanções aplicadas pelos EUA ao Brasil. Segundo o presidente, as medidas americanas estariam relacionadas à pressão pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, ressaltando que no Brasil os processos seguem o princípio da presunção de inocência.

Fontes: Presidência da República; Agência Brasil; G1.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários