24°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Julgamento na Paraíba sobre lei de academias será retomado após pedido de vistas

Julgamento na Paraíba sobre lei de academias será retomado após pedido de vistas

Por: Luanja Dantas
21/08/2025 às 10h09 Atualizada em 21/08/2025 às 13h09
Julgamento na Paraíba sobre lei de academias será retomado após pedido de vistas
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Paraíba iniciou nesta quarta-feira (20) o julgamento da liminar que suspendeu os efeitos da lei estadual que proibia a cobrança de taxa para acompanhamento de alunos por profissionais de educação física em academias.

A relatora do processo, desembargadora Túlia Gomes de Souza Neves, votou pela manutenção da decisão que já havia suspendido a norma no início de junho. No entanto, o julgamento foi interrompido após pedido de vistas do desembargador Ricardo Vital de Almeida e será retomado em outra sessão do Órgão Especial do TJPB.

A lei questionada foi alvo de uma ação movida pelo Sindicato das Academias e empresas do setor esportivo, que alegou que a norma feria regras constitucionais. Ao analisar o pedido, a desembargadora determinou que o Estado da Paraíba e o Município de João Pessoa não exijam o cumprimento da lei até a conclusão definitiva do processo.

Na decisão liminar, a magistrada apontou que legislar sobre contratos e exercício de profissões é uma atribuição da União, e não dos estados. Além disso, destacou que impedir a cobrança por serviços de personal trainer em estabelecimentos privados representaria uma intervenção indevida do poder público nas relações de mercado, contrariando princípios de livre iniciativa e concorrência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários