22°C 27°C
João Pessoa, PB

João Pessoa oferece mamografias gratuitas para mulheres a partir dos 40 anos

O câncer de mama é provocado pela multiplicação desordenada de células no tecido mamário. Apenas de 5% a 10% dos casos têm origem hereditária

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
01/10/2025 às 08h28
João Pessoa oferece mamografias gratuitas para mulheres a partir dos 40 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está oferecendo mamografias gratuitas de rastreamento para mulheres a partir dos 40 anos, dentro da campanha Outubro Rosa, que chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os exames podem ser feitos no Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). O agendamento pode ser realizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”.

De acordo com a SMS, qualquer alteração nas mamas deve ser avaliada por um profissional de saúde, e, quando necessário, a paciente é encaminhada para mastologista e para exames complementares, como ultrassonografia e ressonância magnética.

O câncer de mama é provocado pela multiplicação desordenada de células no tecido mamário. Apenas de 5% a 10% dos casos têm origem hereditária. Entre os fatores de risco estão idade acima dos 50 anos, reposição hormonal, menopausa tardia, gravidez após os 35 anos, uso de anticoncepcionais, além de hábitos como sedentarismo, obesidade e consumo de álcool.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 74 mil novos casos da doença por ano até 2025, com aproximadamente 18 mil mortes anuais. O órgão reforça que a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento.

A campanha Outubro Rosa também alerta para a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de colo do útero, reforçando que o cuidado com a saúde deve ser constante ao longo do ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários