22°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Alerta no Sertão: Patos investiga caso de intoxicação por bebida adulterada

Após internação de paciente com sintomas compatíveis, autoridades reforçam vigilância em meio a surto nacional.

Por: Hermano Araruna
05/10/2025 às 18h10
Alerta no Sertão: Patos investiga caso de intoxicação por bebida adulterada
Foto: Fiocruz

Neste domingo (5), a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, notificou a Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol. Um homem deu entrada na UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda, relatando consumo de uma bebida alcoólica identificada como "vodka", seguida de dor epigástrica, visão turva e cefaleia intensa. O paciente foi transferido para o Hospital Regional de Patos, onde permanece em investigação clínica.

A bebida teria sido trazida à Paraíba por um conhecido da vítima, oriundo de Pernambuco, que também consumiu o destilado e está internado em estado grave e inconsciente naquele estado. O caso foi comunicado à Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, que agora apura a procedência da bebida. A diretora da UPA, Tássia Rangel, informou que a equipe de saúde iniciou prontamente o protocolo de atendimento para intoxicação por metanol.

Este é o segundo episódio em menos de 24 horas relacionado a suspeita de bebida adulterada na Paraíba. No sábado (4), o estado registrou a primeira morte investigada por intoxicação com metanol, após o falecimento de Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, em Campina Grande. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), que apuram as circunstâncias do ocorrido.

A Secretaria de Saúde do Estado reforça o alerta à população para evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa e orienta que, em caso de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, visão turva ou confusão mental, seja procurado atendimento médico imediato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários