
Entre os dias 23 e 26 de outubro, a cidade de João Pessoa será palco de um dos maiores eventos culturais do ano: a I FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental, que será realizada pela Confraria Sol das Letras, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, a UBE – União Brasileira de Escritores e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O evento acontece simultaneamente ao Congresso Nacional das Academias de Letras do Brasil, promovido pela APL no mesmo período.
A abertura da FLOR será na quinta-feira (23), a partir das 20h, no átrio da histórica Igreja de São Francisco, com apresentações da Banda 5 de Agosto, da cantora Renata Arruda e do cantor e compositor Juzé. O evento tem entrada gratuita e pretende transformar o centro histórico da capital paraibana em um verdadeiro polo cultural.
Durante os quatro dias de programação, a Festa Literária trará para João Pessoa nomes de destaque da cultura nacional, como a historiadora e escritora Mary Del Priore, o escritor paraibano Bráulio Tavares, o ator e poeta Matheus Nachtergaele, além de diversos autores, poetas, professores e artistas paraibanos. A programação inclui palestras, debates, oficinas de escrita criativa, rodas de conversa, lançamentos de livros e apresentações culturais.
A Praça Dom Adauto, no Centro da capital, será o ponto principal do evento, com um pavilhão montado em frente à Arquidiocese que abrigará stands de editoras, livrarias e espaços interativos. Outras atividades acontecerão na Academia Paraibana de Letras, no Centro Cultural São Francisco, no Casarão 34 e em outros polos culturais, com programação voltada também para literatura infantil, cordel, cinema e música.
Simultaneamente à FLOR, a Academia Paraibana de Letras realiza o Congresso Nacional das Academias de Letras do Brasil, reunindo representantes de academias literárias de vários estados. O tema central do congresso será “A importância das academias de letras na formação cultural de sua gente”, e a programação conta com debates sobre literatura feminina, homenagens a autores paraibanos como Zé Lins, Zé Américo e Ariano Suassuna, além de uma jornada especial dedicada ao poeta Augusto dos Anjos.
A abertura do congresso será na quinta-feira (23), às 18h, no Centro Cultural São Francisco, com recepção aos acadêmicos feita pelo jurista e escritor Joaquim Falcão, membro da Academia Brasileira de Letras, além de uma saudação do presidente da APL, Ramalho Leite, e a entrega do título de sócio-benemérito ao governador da Paraíba, João Azevêdo. A programação será encerrada com a elaboração da Carta da Paraíba e um passeio de catamarã no pôr do sol do Jacaré, em Cabedelo.