
Uma fábrica têxtil localizada no Distrito Industrial de João Pessoa teve as atividades embargadas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) após uma fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (21).
De acordo com o órgão ambiental, a empresa foi autuada por despejar resíduos líquidos de forma irregular, em desacordo com as normas ambientais, o que resultou na contaminação de um curso d’água que deságua no Riacho Mussuré.
Durante a ação fiscalizatória, técnicos da Sudema constataram falhas no sistema de tratamento de efluentes industriais. Diante das irregularidades, foi aplicada uma multa de aproximadamente R$ 35,5 mil, além da determinação de embargo imediato das atividades.
A fábrica só poderá retomar o funcionamento após apresentar e executar um plano de medidas corretivas que assegure o recondicionamento adequado do sistema de tratamento e impeça novos danos ambientais.
A Sudema reforçou que vem intensificando as ações de monitoramento e fiscalização em polos industriais da Paraíba, com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação ambiental e a preservação dos recursos hídricos.