
A Paraíba vai receber nesta quinta-feira (23) o primeiro lote do Tratuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo. O remédio é considerado um avanço importante na oncologia e deve beneficiar mulheres em tratamento em todo o estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, a A. A entrega faz parte de uma remessa nacional de 11.978 unidades, que começou a ser distribuída no dia 13 de outubro. Os medicamentos serão repassados à Secretaria de Estado da Saúde, responsável por encaminhar o produto às unidades que atendem pacientes oncológicos pelo SUS.
O tratamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial. Segundo o Ministério, o Trastuzumabe Entansina pode reduzir em até 50% o risco de morte entre pacientes com esse tipo de câncer.
O governo federal investiu R$ 159,3 milhões na compra de 34,4 mil frascos do medicamento, garantindo cobertura total da demanda atual do SUS. As próximas remessas estão previstas para dezembro deste ano, março e junho de 2026.
Além disso, o Ministério da Saúde também ampliou a faixa etária para realização de mamografia gratuita a partir dos 40 anos, fortalecendo o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento para mulheres em todo o país, inclusive na Paraíba.