23°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Patos completa 122 anos e reafirma papel de polo econômico e educacional da Paraíba

Patos se destaca como um polo regional de comércio, serviços, educação e saúde.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
24/10/2025 às 07h16 Atualizada em 27/10/2025 às 14h42
Patos completa 122 anos e reafirma papel de polo econômico e educacional da Paraíba

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, comemora nesta 24 de outubro mais um aniversário de sua elevação à categoria de cidade, há 122 anos foi sancionada a Lei Estadual n.º 200 que concedeu a esse município esse status.

Segundo registros históricos, o povoado que hoje é Patos começou em torno de uma lagoa onde abundavam aves aquáticas, marrecos, gansos e “patos”, o que explicaria o nome da localidade.

Há vestígios de ocupação indígena das tribos Pegas e Panatis antes da chegada dos colonizadores e do estabelecimento de fazendas de gado no século XVII. Ao longo dos séculos, o município evoluiu de povoado a vila e, finalmente, à condição de cidade em 1903. 

Hoje, Patos se destaca como um polo regional de comércio, serviços, educação e saúde. A cidade é reconhecida oficialmente como a “Capital do Sertão” no estado da Paraíba.

Na data do aniversário, uma programação diversificada foi montada pela Prefeitura Municipal, incluindo atividades culturais, esportivas, trilhas ecológicas, feiras de artesanato e shows gratuitos.

Apesar dos avanços, Patos enfrenta os desafios típicos do Sertão: clima semiárido, necessidade de diversificação econômica, atenção à qualidade dos serviços públicos e à captação de investimentos para ampliar a infraestrutura.
Na comemoração, o discurso oficial foi de manter o ritmo de trabalho, gerar emprego e renda, e consolidar o município como uma referência regional para o interior nordestino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários