
Um mar de bicicletas e um forte espírito de comunidade tomaram conta de Patos na manhã deste domingo (26). Com a realização do Eco Pedal Patos 2025, mais de 450 ciclistas transformaram as ruas e estradas em uma celebração do esporte, da saúde e dos 122 anos da cidade, consolidando o evento como um marco no calendário local.
Organizado pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Executiva de Esporte e com o apoio das secretarias de Juventude, Saúde e Educação, o ponto de encontro foi o Complexo Esportivo O Rivaldão. No local, os participantes foram recebidos com um café da manhã e, ao final do percurso, um almoço e a entrega de troféus.
Os ciclistas percorreram um trajeto de 35 km, que contou com diversos pontos de apoio estruturados para fornecer água, frutas e lanches, garantindo a hidratação e o bem-estar de todos.
Para o secretário executivo de Esporte, Damião Di Sousa, o evento foi um marco. "Uma ideia brilhante, com mais de 450 inscritos, muito bem organizado. Em nome do prefeito Nabor e da cidade de Patos, que completa 122 anos, não poderia haver um evento melhor para o esporte", declarou o secretário.
O ciclismo é uma prática esportiva que tem crescido de forma considerável em Patos, mobilizando diversos grupos. Fábio Guedes, um dos idealizadores do Eco Pedal, ressaltou que o evento nasceu de um anseio da própria comunidade. "Essa ideia surgiu no ano passado, quando todo mundo questionava por que Patos, uma cidade polo, não tinha um eco pedal. A gente falou com o prefeito e culminou no evento de hoje, que foi um sucesso", destacou.
O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o vereador e chefe de gabinete, Sales Júnior, e o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Francisco de Souza (Zeca), reforçando a importância da iniciativa para o município.
 
  
  
  
 