
O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) definiu os projetos que vão ampliar o transporte coletivo em João Pessoa e região metropolitana. O levantamento foi feito pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades.
Estão previstos quatro novos corredores de ônibus, totalizando 40 quilômetros, além de um projeto de VLT ou BRT, com 23 quilômetros, ligando o Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, ao bairro do Bessa, em João Pessoa. A escolha entre VLT ou BRT será definida em etapas posteriores, após estudos detalhados.
O investimento estimado é de até R$ 3,5 bilhões. O estudo aponta que a capital paraibana poderá reduzir cerca de 30 mortes no trânsito até 2054 e evitar a emissão de 18,1 mil toneladas de CO₂ por ano. Também devem cair os custos operacionais por viagem em 9%, além do tempo médio de deslocamento, representando um impacto econômico de aproximadamente R$ 2,4 bilhões.
Os projetos incluem os corredores Pedro II, Mangabeira, Bessa–Centro e Cruz das Armas, que prometem modernizar e integrar o transporte público na cidade.
 
  
  
  
 