
A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, nesta quinta-feira (30), a Operação Escada de Penrose, para investigar um esquema de fraude em licitação envolvendo obras de reforma do Ginásio Rinaldão, localizado no distrito de Mata Redonda, em Alhandra, no Litoral Sul do Estado.
Durante a ação, o ex-secretário de Infraestrutura de Alhandra foi preso. Além do mandado de prisão, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Alhandra, João Pessoa e Cabedelo.
De acordo com a investigação, o ex-secretário é apontado como líder do esquema, que teria ocorrido entre os anos de 2021 e 2024. Ele também seria proprietário da empresa vencedora da licitação, o que configura conflito de interesses e irregularidades no processo.
Segundo a Polícia Civil, os envolvidos são suspeitos de fraude em licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com prejuízo estimado em mais de R$ 200 mil aos cofres públicos.
O inquérito aponta que o ex-secretário e o ex-diretor de planejamento da pasta teriam atestado serviços que nunca foram executados, como a construção de uma escada de concreto e de um espaço multifuncional, conferindo aparência de legalidade aos pagamentos realizados.
A Prefeitura de Alhandra instaurou uma sindicância interna e apresentou um laudo técnico que confirmou o desvio dos recursos. Uma perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC) também constatou que parte das obras não foi executada conforme o projeto original.
A operação contou com a participação de 40 policiais civis, entre delegados, agentes, escrivães e peritos, além do apoio do Ministério Público de Alhandra, da Prefeitura Municipal e do Instituto de Polícia Científica da Paraíba.