24°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade

UFPB abre inscrições para curso gratuito de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos com 60 vagas

As aulas da turma 1 começam em 02 de dezembro de 2025 e da turma 2 em 04 de fevereiro de 2026

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
31/10/2025 às 09h19
UFPB abre inscrições para curso gratuito de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos com 60 vagas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre inscrições de 03 a 14 de novembro para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, oferecido no âmbito do Pronatec Energife. A iniciativa é gratuita e oferece 60 vagas, distribuídas em duas turmas.

O curso será presencial, com 160 horas de carga horária, e terá aulas no Campus I da UFPB e na Usina-Escola Fotovoltaica vinculada ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB), em Mangabeira. As aulas acontecerão três vezes por semana, sendo dois dias à noite (18h às 22h) e aos sábados durante o dia (08h às 12h e 13h às 17h), com duração prevista de aproximadamente quatro meses.

Para se inscrever, os candidatos devem ter 18 anos ou mais, ter concluído o Ensino Fundamental I e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF). Serão destinadas 30% das vagas para mulheres, incentivando a participação feminina na área de energia solar.

As inscrições são presenciais, na secretaria do Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) da UFPB, das 18h30 às 21h. O preenchimento das vagas será por ordem de classificação, e haverá formação de cadastro de reserva para substituição em caso de desistência.

Os estudantes matriculados com frequência regular terão direito a receber assistência estudantil, e a seleção será realizada por avaliação da documentação apresentada, com prioridade para candidatos beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores.

As aulas da turma 1 começam em 02 de dezembro de 2025 e da turma 2 em 04 de fevereiro de 2026.

A energia solar, proveniente da luz e do calor do Sol, é uma tecnologia em constante evolução, utilizada em sistemas fotovoltaicos, aquecimento solar e arquitetura solar. Atualmente, consumidores com sistemas fotovoltaicos instalados até 2023 estão isenções no pagamento da infraestrutura de distribuição, condição que deve permanecer até 2045, mas novos usuários começarão a assumir gradualmente os custos até 2029.

O curso é uma oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de energia solar, um setor em expansão e estratégico para o desenvolvimento sustentável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários