
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e da Unidade de Distribuição de Alimentos (UDAF), realizou mais uma etapa de entregas em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Nesta ação, foram distribuídas mais de 3 toneladas de alimentos para famílias acompanhadas pelo CRAS Matheus Leitão.
Entre os itens entregues estavam peixe e batata-doce, garantindo uma alimentação saudável e nutritiva para o dia a dia das famílias beneficiadas. Ao todo, 465 famílias foram atendidas, incluindo a moradora Rutineide Florentino, que celebrou o momento:
“Coisa boa, a nossa alimentação chegou agora. Nós estamos muito felizes, satisfeita. Tem um peixinho assado pra nós fazer agora, uma batatinha doce para nossa alimentação do dia a dia da família.”
Após o atendimento às famílias do CRAS, os alimentos também foram repassados a instituições do município, como a Casa de Acolhimento Infantil e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (ASCAP).
Na ASCAP, 17 famílias receberam alimentos variados, entre peixe, batata-doce, polpas de fruta e arroz.
“Olha, a importância é demais, né? Porque nós não tínhamos, e agora temos. Só tenho a agradecer por tudo isso que está acontecendo, porque hoje a janta é peixe, batata e suco”, contou Dona Nilma, presidente da associação.
A parceria entre a Prefeitura e a CONAB fortalece tanto quem produz quanto quem recebe, promovendo o acesso a alimentos de qualidade e valorizando os produtores da agricultura familiar. A UDAF é responsável por receber os produtos e coordenar toda a logística de distribuição para os CRAS e entidades assistidas.
O nutricionista da UDAF, Bruno Gadelha, explicou que o trabalho inclui o acompanhamento de todo o processo, desde a coleta até a entrega:
“A entrega é do pescado, coletado na colônia dos pescadores, e trazido para garantir a sustentabilidade das famílias, com toda a logística da UDAF. São duas toneladas de peixe — tucunaré, tilápia, tambaqui, traíra e curimatã — além de batata-doce.”
O CRAS é a porta de entrada para os serviços da proteção social básica, acompanhando famílias em situação de vulnerabilidade. Quem tiver dúvidas ou precisar de atendimento pode procurar o CRAS de sua área para mais informações.