
Uma ação conjunta da Receita Federal, Anatel e Polícia Civil da Paraíba resultou na apreensão de mais de duas toneladas de produtos eletrônicos em duas lojas de Campina Grande, nesta quinta-feira (30). O valor estimado das mercadorias confiscadas é de aproximadamente R$ 2 milhões.
A Operação Safira teve como foco o combate à comercialização de produtos falsificados e equipamentos sem certificação da Anatel, exigida para garantir segurança e qualidade nos dispositivos vendidos no país.
Entre os itens apreendidos estão caixas de som, fones de ouvido, carregadores, cabos e acessórios com suspeita de falsificação ou sem homologação. Todo o material passará por análise técnica e, posteriormente, será destruído.
O nome da operação faz referência à safira, pedra de cor azul, em alusão à tecnologia Bluetooth, presente na maioria dos eletrônicos modernos e que, por lei, deve ser devidamente homologada antes da venda.
As fiscalizações fazem parte de um conjunto de ações voltadas para combater o comércio irregular de eletrônicos e proteger o consumidor de produtos que oferecem riscos elétricos e falhas de funcionamento.