
Um jovem de 20 anos foi preso nesta quinta-feira (31), na cidade de Pocinhos, no Agreste da Paraíba, suspeito de pichar uma suástica nazista em um banheiro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de compartilhar conteúdos de ódio e apologia ao nazismo nas redes sociais.
A prisão preventiva foi cumprida por equipes da Polícia Civil da Paraíba, após a identificação do autor por meio de investigações e perícia de imagens. Segundo as autoridades, o suspeito vinha publicando símbolos e mensagens nazistas, além de manifestações de intolerância racial e ideológica em perfis pessoais.
De acordo com a polícia, o caso começou a ser apurado após estudantes denunciarem as pichações com símbolos nazistas em banheiros da instituição. A UEPB afirmou que repudia qualquer ato de intolerância e discriminação e que está colaborando com as investigações.
O suspeito foi conduzido à delegacia e ficará à disposição da Justiça. Ele poderá responder pelos crimes previstos na Lei 7.716/1989, que trata de práticas de racismo e discriminação, e por apologia ao nazismo, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão.