
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será neste domingo, dia 9 de novembro, a partir das 13h30, em 1.804 cidades brasileiras. Mais de 4,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
As notas do Enem permitem o ingresso no Sisu, Prouni e Fies, além de possibilitarem, novamente neste ano, a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica.
Os locais de aplicação podem ser consultados no cartão de confirmação, disponível desde o dia 23 no site do Inep. O acesso é feito pela Página do Participante, com login do Gov.br. O instituto recomenda que os candidatos conheçam o trajeto até o local antes do dia da prova, já que o trânsito tende a ser intenso e o transporte público pode sofrer alterações.
Neste domingo, os estudantes responderão 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, além de produzirem uma redação dissertativo-argumentativa de até 30 linhas.
O segundo dia de aplicação será no domingo seguinte (16 de novembro), com as provas de Ciências da Natureza e Matemática, também com 45 questões cada.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30.
O tempo de duração varia:
1º dia: 5h30 (término às 19h)
2º dia: 5h (término às 18h30)
O candidato poderá levar o Caderno de Questões apenas nos 30 minutos finais da prova.
É obrigatório levar:
Caneta preta de corpo transparente
Documento oficial com foto (físico ou digital, por meio de aplicativos oficiais com login Gov.br)
O cartão de confirmação é recomendado para facilitar a localização da sala.
É permitido levar água e alimentos leves, desde que em embalagens transparentes.
É proibido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, relógios digitais e fones de ouvido. Se o aparelho emitir som, o candidato será eliminado.
Também não são permitidos óculos escuros, lápis, borracha, calculadora, chapéus ou corretivo.
Os itens pessoais devem ser guardados no envelope fornecido pelos fiscais e só podem ser retirados após o término da prova.
9 de novembro: Linguagens, Ciências Humanas e Redação
16 de novembro: Matemática e Ciências da Natureza
30 de novembro e 7 de dezembro: provas no Pará (Belém, Ananindeua e Marituba)
16 e 17 de dezembro: reaplicação do exame
16 de janeiro de 2026: divulgação dos resultados