
Entre janeiro e outubro de 2025, a Paraíba contabilizou 532 acidentes envolvendo veículos que colidiram com postes da rede elétrica . O número representa uma leve queda de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com levantamento da Energisa Paraíba , as cidades com mais registros foram João Pessoa (89), Campina Grande (54), Queimadas e Santa Rita, com 12 acidentes cada.
As colisões em postes, além de colocar a integridade física dos envolvidos em risco , também provocam a interrupção do fornecimento de energia , que pode atingir a área do acidente ou diversos bairros.
O reparo de um poste danificado pode levar de três a quatro horas , dependendo da gravidade do acidente, e o custo médio varia entre R$ 4 mil e R$ 30 mil , podendo ser ainda maior se houver necessidade de substituir transformadores ou outros equipamentos.
Além disso, conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o custo pelos danos causados , incluindo a substituição das estruturas avariadas, seja postes, transformadores, condutores, deve ser cobrado do condutor do veículo causador do sinistro.
Em casos de acidente, motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região deverão ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima dos veículos. É recomendado, sempre que possível, que o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente o fornecimento de energia , bem como o SAMU e o Corpo de Bombeiros para evitar choques elétricos.
Na Paraíba, em situações de emergência envolvendo uma rede elétrica, é fundamental acionar imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 083 0196 para que os reparos sejam realizados com segurança.
Ranking das cidades com mais colisões contra posts em 2025
João Pessoa – 89
Campina Grande – 54
Queimadas – 12
Santa Rita – 12
Patos – 10