
A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (17), a Operação Rescue 17 para apurar a atuação de um homem suspeito de armazenar e compartilhar imagens e vídeos contendo abuso sexual infantojuvenil. A ação ocorreu no município de Sobrado, na Paraíba, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça Federal.
A investigação começou após uma notícia-crime encaminhada por uma ONG parceira do Ministério Público Federal em São Paulo. O material repassado indicava o possível compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantojuvenil em um grupo público do WhatsApp.
Segundo a PF, a partir dessas informações, equipes especializadas analisaram dados que permitiram identificar administradores e participantes do grupo. As diligências possibilitaram o avanço do inquérito e a individualização dos usuários investigados.
Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que passarão por perícia criminal federal. O objetivo é confirmar a existência de arquivos contendo abuso sexual infantojuvenil e possíveis evidências de compartilhamento.