
A Polícia Civil da Paraíba prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (25), o ex-vereador Pedro Salustiano da Silva, de 75 anos, conhecido como Pedro do Carmo, após ele ser filmado agredindo violentamente um cachorro de estimação no centro de Pirpirituba, no Brejo paraibano.
As imagens, registradas por populares, circularam rapidamente pelas redes sociais e provocaram forte indignação entre moradores e internautas.
De acordo com a Polícia Civil, assim que a equipe do Brejo tomou conhecimento do vídeo, os agentes se deslocaram até a residência do suspeito, onde efetuaram a prisão. A ação foi comandada pelo delegado Wagner Dorta, do Núcleo de Homicídios de Guarabira.
Em declaração à imprensa, o delegado classificou o ato como “uma prática absurda e inaceitável”, reforçando a gravidade do crime.
Pedro do Carmo foi autuado por maus-tratos a animal doméstico, crime previsto na Lei. A pena pode variar de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa, podendo ser aumentada caso o agressor seja reincidente ou haja agravantes.
No momento, o ex-vereador está detido na Central de Polícia de Guarabira, onde permanece à disposição da Justiça. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta quarta-feira, quando serão definidas as medidas judiciais cabíveis.
A Polícia Civil reforça que denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.