
Em portaria publicada nesta quarta-feira (26), o Defesa Civil Nacional declarou situação de emergência em 13 municípios da Paraíba atingidos pela estiagem.
A medida vale para os municípios de Gado Bravo, Joca Claudino, Juazeirinho, Livramento, Olivedos, Passagem, Poço Dantas, Princesa Isabel, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José da Princesa, São José do Bonfim e São José dos Cordeiros.
Com a atualização, a Paraíba passa a contabilizar 110 municípios em situação de emergência, sendo 109 motivados pela estiagem e 1 por causa de chuvas intensas.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas cidades ficam aptas a solicitar recursos junto ao governo para implementar ações de assistência emergencial. Entre as medidas previstas estão: aquisição e distribuição de cestas básicas, fornecimento de água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
A estiagem prolongada tem castigado diversas regiões da Paraíba, especialmente no Sertão, Agreste, Seridó, Curimataú e Cariri — áreas reconhecidas pela Agricultura e pela Defesa Civil como sensíveis à falta de chuvas.
Para muitas famílias dessas cidades, o reconhecimento da emergência representa a possibilidade de superar a escassez de água e alimentos, além de viabilizar auxílio humanitário a quem sofre com perdas na agricultura familiar, dificuldades no acesso à água potável e agravos à saúde.
As administrações municipais devem encaminhar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) os pedidos para liberação dos recursos por meio do sistema previsto para desastres (S2iD). A partir da aprovação dos planos de trabalho, a Defesa Civil libera os recursos para as ações de socorro.