
A programação do FliParaíba 2024 começa nesta quinta-feira (27), no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, reunindo feiras de livros, mesas de debates, oficinas, ações formativas e apresentações culturais. O festival promove o encontro entre autores do Brasil, África e Portugal, fortalecendo o intercâmbio entre países de língua portuguesa e valorizando a diversidade literária.
A abertura do evento está marcada para 16h, com a feira de livros no Pavilhão Literário da Praça São Francisco. Em seguida, o Palco do Conhecimento recebe apresentações culturais como o Coco Quilombola e o Toré Indígena Tabajara.
A cerimônia oficial de abertura acontece às 19h, seguida do concerto da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, às 20h.
As atividades do FliParaíba continuam até sábado (29), com ações distribuídas em vários espaços do Centro Cultural São Francisco. Entre os destaques estão a exposição Versos Parahybridos, oficinas de cordel e xilogravura, contações de histórias, espetáculos infantis e mesas literárias com escritores de diferentes países e regiões do Brasil.
Os debates incluem temas como:
• Língua como território de cidadania
• Vozes ancestrais
• Mulheres na literatura
• Corpo político da língua
• Jornalismo, democracia e processos editoriais
A música também ocupa espaço importante no festival. Na sexta-feira (28), o palco principal recebe o Toré dos Anciãos, seguido de Lukete e Maria Gadú, acompanhada da Camerata Parahyba.
No sábado (29), a programação musical traz o Toré dos Caciques Potiguaras e Tabajaras, além dos shows de Joyce Alane e Mariana Aydar.