
O Fest Aruanda 2025, um dos eventos audiovisuais mais tradicionais da Paraíba e que neste ano celebra sua 20ª edição, começa nesta quarta-feira (3) em João Pessoa com uma programação que reúne exibição de filmes, mesas-redondas, conferências, lançamentos literários e apresentações musicais.
O festival, reconhecido por valorizar a produção regional e promover intercâmbio com nomes nacionais do cinema, terá atividades gratuitas em dois espaços principais: o Manaíra Shopping e o Busto de Tamandaré, na orla da capital.
A abertura oficial acontece no cinema do Manaíra Shopping, onde será exibido o documentário musical “ARY”, dirigido por André Weller, que estará presente na sessão.
Ao longo da programação, o festival também destaca produções paraibanas, longas e curtas de todo o país, além de obras internacionais em parceria com universidades estrangeiras. Outro momento que deve atrair grande público é o show de Sidney Magal, marcado para sexta-feira (5), após a exibição do documentário “Me Chama Que Eu Vou”, de Joana Mariani, que retrata a trajetória artística do cantor.
Este ano, o Fest Aruanda reforça sua vocação como espaço de debate cultural ao promover homenagens, incluindo o Troféu Aruanda para a deputada Jandira Feghali pelos cinco anos da Lei Aldir Blanc e uma celebração dedicada à obra de Geraldo Vandré, que terá um tributo especial durante a cerimônia de encerramento. O festival também contará com mesas sobre políticas culturais, história do cinema, preservação audiovisual e desafios contemporâneos da indústria.
A programação completa inclui mostras competitivas regionais e nacionais, debates com diretores, sessões especiais ao ar livre no Busto de Tamandaré, painéis acadêmicos no Hotel Aram e atividades focadas na formação audiovisual de jovens e estudantes, como oficinas e fóruns. Com exibições que vão de animações infantis a documentários históricos, o evento reúne nomes como Walter Carvalho, Paulo Alcoforado, Ellen de Morais, André Cananéa, Rosana Urbes, Thiago Costa, Aurélio Michiles, entre muitos outros.
A seguir, o festival apresenta uma extensa agenda distribuída entre os dias 3 e 10 de dezembro, contemplando estreias, debates, apresentações artísticas, homenagens e mostras competitivas.