25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Dengue, chikungunya e zika apresentam redução significativa na Paraíba

Apesar da queda, vírus das arboviroses continuam em circulação

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
04/12/2025 às 10h20
Dengue, chikungunya e zika apresentam redução significativa na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, divulgou nesta quarta-feira (3) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses referente ao período de 1º de janeiro a 2 de dezembro de 2025. O estado registrou 8.570 casos prováveis de arboviroses, sendo 7.339 de dengue, 558 de chikungunya, 22 de zika e 651 casos confirmados de febre do Oropouche.

Comparado ao mesmo período de 2024, os dados indicam redução significativa das principais arboviroses urbanas: queda de 47,65% nos casos de dengue, 67,02% em chikungunya e 76,09% em zika, reflexo das ações de vigilância realizadas ao longo do ano.

Até o momento, foram confirmados nove óbitos por dengue nos municípios de João Pessoa (cinco), Campina Grande (um), Solânea (um), Tavares (um) e São Domingos do Cariri (um). Também foram registrados dois óbitos por chikungunya, nos municípios de Campina Grande e Prata.

A SES reforça a importância da manutenção das medidas de prevenção, especialmente a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças. A maior parte dos focos está em residências, incluindo vasos, caixas d’água, calhas, garrafas e outros recipientes que acumulam água. A orientação é que a população mantenha atenção constante, procure unidades de saúde ao apresentar sintomas e evite a automedicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários