24°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Bica instala câmeras com inteligência artificial após ataque da leoa

A previsão é que o parque seja reaberto ao público nos próximos 10 dias, de forma gradual e com limite de visitantes para evitar aglomerações e garantir o bem-estar dos animais

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
09/12/2025 às 07h25
Bica instala câmeras com inteligência artificial após ataque da leoa

Uma semana após o ataque da leoa que resultou na morte do jovem Gerson de Melo Machado, o Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, anunciou uma série de medidas de segurança, incluindo a instalação de novas câmeras com tecnologia de inteligência artificial (IA) para monitoramento de visitantes.

A previsão é que o parque seja reaberto ao público nos próximos 10 dias, de forma gradual e com limite de visitantes para evitar aglomerações e garantir o bem-estar dos animais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, cerca de 30 novas câmeras serão instaladas no zoológico. Os equipamentos fazem parte do programa João Pessoa SmartCity e contam com reconhecimento facial, identificação de atividades suspeitas e integração com bancos de dados que podem apontar visitantes com histórico policial.

De acordo com o secretário, o objetivo é reforçar a segurança, evitar invasões e impedir situações de risco como a que culminou na morte de Gerson.

Além da tecnologia, a prefeitura deve ampliar a presença de agentes ambientais e guardas municipais nas áreas próximas aos recintos dos animais. Placas de sinalização reforçadas, cercamentos e novas grades de proteção também fazem parte do pacote de mudanças.

Os profissionais que atuam na Bica vão passar por um treinamento especializado, com foco em atendimento ao público, manejo de risco e protocolos de emergência. O objetivo é garantir resposta mais rápida e eficiente em situações críticas.

O recinto da leoa Leona, responsável pelo ataque, não deverá sofrer alterações estruturais. O local já possui dimensões superiores às exigidas pelas normas ambientais, com sete metros de altura, seis de muro e um metro de mureta inclinada.

No entanto, a prefeitura informou que as telas de proteção dos recintos dos animais serão reforçadas, aumentando a resistência física entre o público e os animais.

A Polícia Civil afirmou na última quinta-feira (4) que, até o momento, não foram identificadas falhas de segurança no parque, classificando o ataque como um “fato atípico”. A delegada Josenise Andrade, responsável pelo caso, informou que perícias foram realizadas no recinto e no corpo da vítima, e que as imagens de segurança estão sendo analisadas.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) conduz dois procedimentos: um apura as medidas adotadas pela prefeitura após a morte de Gerson; o outro, anterior ao caso, investiga possíveis irregularidades ambientais no parque, apontadas por relatório da Sudema.

A Prefeitura de João Pessoa informou que a reabertura da Bica é muito aguardada e deve gerar grande fluxo de visitantes, muitos interessados em ver a leoa Leona. Por isso, o número de visitantes será limitado para manter o controle e a segurança dentro do zoológico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários