
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que a prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão, demita o comandante da Guarda Municipal, Kleber Renato Barbosa Medeiros. Segundo o órgão, ele é investigado por crimes relacionados à dignidade e à liberdade das mulheres e responde a vários procedimentos administrativos.
O pedido, assinado pela promotora Ana Carolina Coutinho Ramalho, da 4ª Promotoria de Justiça de Bayeux, foi enviado na última terça-feira (9) e estabelece que a exoneração deve ocorrer em até cinco dias. A promotora destacou que as acusações comprometem a “reputação ilibada” exigida para o cargo.
O documento também cita uma lei municipal que impede a nomeação de homens condenados por crimes sexuais e determina a suspensão imediata de servidores investigados por esse tipo de crime enquanto as apurações estão em andamento.
Segundo o MPPB, Kleber Renato também é investigado por usar viaturas oficiais para intimidar vítimas de violência doméstica, uso inadequado de armas e outros crimes contra a dignidade e a liberdade pessoal.
A promotora enfatizou que “não é razoável que o município mantenha alguém que desrespeita os requisitos legais do cargo, pagando salário e preservando vínculo funcional”.