
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, será reaberto para visitação nesta quinta-feira (18), com funcionamento das 9h às 16h, após ter permanecido fechado desde a morte de um jovem que entrou no recinto de uma leoa e acabou atacado pelo animal, no dia 30 de novembro.
Inicialmente, o Parque havia informado que a reabertura ocorreria com limitação de público, mas a Prefeitura de João Pessoa confirmou que não haverá restrição de visitantes e que o acesso acontecerá normalmente.
De acordo com a gestão municipal, o Parque passará a funcionar de quarta a domingo, permanecendo fechado apenas às segundas e terças-feiras. Para a retomada das atividades, foi implantado um plano de reforço na segurança, com o objetivo de garantir maior proteção aos visitantes, funcionários e animais.
Entre as medidas adotadas estão o reforço das barreiras físicas de proteção, a readequação dos percursos de visitação, o fortalecimento da vigilância permanente, a definição de protocolos específicos para recintos de animais silvestres, especialmente felinos, além do aprimoramento das rotinas de manejo e bem-estar animal.
O caso que motivou o fechamento do local resultou na morte de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que entrou na área da leoa. Em 4 de dezembro, a Polícia Civil informou que não identificou falhas de segurança no recinto e classificou o ocorrido como um fato atípico. A delegada Josenise Andrade afirmou que o espaço atende aos critérios técnicos exigidos e que foram realizados exames periciais tanto no recinto quanto no corpo da vítima, além da solicitação de imagens das câmeras de segurança.
O Ministério Público da Paraíba mantém dois procedimentos de investigação relacionados ao zoológico: um que apura as medidas adotadas pela administração municipal após a morte do jovem e outro, sem relação direta com o caso, que investiga possíveis irregularidades ambientais apontadas em relatório da Sudema.