
A nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Jays de Nita (PSB), decretou, nesta terça-feira (30), a suspensão temporária de pagamentos, contratos e convênios da Casa. A decisão foi tomada logo após a parlamentar assumir a presidência, em substituição a Adriano Martins (Republicanos), falecido recentemente.
Segundo Jays de Nita, a decisão tem caráter excepcional e temporário e foi adotada após a identificação de irregularidades na administração e nos contratos da Câmara. O objetivo, segundo a presidente, é organizar a Casa, garantir transparência e proteger os recursos públicos.
Com o decreto, ficam suspensos pagamentos de contratos em andamento, incluindo serviços terceirizados, aluguel, combustível e outras despesas operacionais. A suspensão não afeta serviços essenciais, como energia, água, segurança e telecomunicações, que continuarão funcionando normalmente.
A presidente determinou ainda a realização de uma auditoria em contratos e folhas de pagamento, com acompanhamento da Controladoria Interna. A análise vai verificar a regularidade dos processos e identificar possíveis problemas
Segundo Jays de Nita, os pagamentos só serão retomados após a conclusão dessa revisão, que será feita de forma individual e detalhada.
A medida visa reorganizar a Câmara, garantir uso correto do dinheiro público e reforçar transparência nas decisões administrativas. A presidente afirmou que todas as ações serão reavaliadas e ajustadas, quando necessário, para evitar irregularidades.