
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa notificou, na tarde desta segunda-feira (5), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para conter o descarte irregular de esgoto em vias públicas da capital.
De acordo com a Semam, foram identificados vazamentos de esgoto em diversos pontos da Orla marítima, além do rompimento de uma rede coletora no bairro dos Bancários. A situação tem provocado o extravasamento de resíduos líquidos nas ruas, causando transtornos à população e riscos ao meio ambiente.
Para tratar do problema, está marcada para a próxima quinta-feira (8) uma reunião com o Ministério Público da Paraíba. O encontro deve definir um cronograma com prazos para que a Cagepa realize os reparos necessários e evite novos vazamentos.
A Semam reforça que o descarte inadequado de efluentes pode causar danos ambientais e à saúde pública. A população pode denunciar vazamentos de esgoto por meio do chatbot Acácia, no WhatsApp (83) 98214-7473. As denúncias devem conter o endereço do local, horário da ocorrência e, se possível, fotos ou vídeos que ajudem na verificação do problema.