25°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Nove imóveis são flagrados despejando esgoto irregular no Açude Velho, em Campina Grande

Desses, nove apresentaram irregularidades e foram notificados e multados, sendo um deles reincidente.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
19/01/2026 às 11h44
Nove imóveis são flagrados despejando esgoto irregular no Açude Velho, em Campina Grande

Ao menos nove imóveis localizados no entorno do Açude Velho, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, estão despejando esgoto de forma irregular no principal cartão-postal da cidade. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (19) durante uma audiência solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) à Prefeitura Municipal.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), 66 imóveis foram fiscalizados após o surgimento de mais de 10 toneladas de peixes mortos no açude, na semana passada. Desses, nove apresentaram irregularidades e foram notificados e multados, sendo um deles reincidente.

Entre os imóveis fiscalizados estão residências e estabelecimentos comerciais. As identidades dos proprietários não foram divulgadas. A fiscalização faz parte de um inquérito do MPPB que apura um possível crime ambiental envolvendo o lançamento irregular de esgoto no açude.

A Prefeitura de Campina Grande informou ainda que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) também já foi autuada e multada por despejo irregular no local. A reportagem entrou em contato com a Cagepa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O trabalho de retirada dos peixes mortos já foi concluído. Como medida emergencial, a prefeitura deve iniciar a instalação de aeradores para oxigenar a água do Açude Velho. A previsão é que os equipamentos estejam em funcionamento até a próxima quarta-feira (21).

Uma nova audiência sobre o caso deve ser realizada no dia 20 de fevereiro, com a participação do Ministério Público, da prefeitura, da Cagepa e de especialistas ambientais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários