25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Justiça Eleitoral confirma datas e regras do novo pleito em Cabedelo

De acordo com a magistrada, as eleições suplementares seguem as mesmas regras das eleições ordinárias, diferenciando-se apenas pelo caráter extraordinário do processo.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
22/01/2026 às 15h51
Justiça Eleitoral confirma datas e regras do novo pleito em Cabedelo

A juíza eleitoral Thana Michele detalhou, nesta quinta-feira (22), o funcionamento das eleições suplementares em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, e apresentou o calendário oficial definido pela Justiça Eleitoral. O novo pleito será realizado fora do calendário regular, com prazos mais curtos.

De acordo com a magistrada, as eleições suplementares seguem as mesmas regras das eleições ordinárias, diferenciando-se apenas pelo caráter extraordinário do processo. “A diferença está apenas nos prazos, que são mais exíguos, porque a eleição precisa acontecer de forma mais célere”, explicou.

As convenções partidárias estão previstas para ocorrer entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro, período em que os partidos irão definir os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito. O registro das candidaturas deve ser feito até o dia 24 de fevereiro, às 19h, junto à Justiça Eleitoral. Já a propaganda eleitoral terá início no dia seguinte, conforme determina a legislação.

A campanha segue até a véspera da votação. A eleição suplementar em Cabedelo está marcada para o dia 12 de abril. Segundo Thana Michele, não há restrições adicionais além das já previstas na legislação eleitoral. “As regras de elegibilidade são as mesmas das eleições ordinárias”, ressaltou.

O eleitorado apto a votar também permanece inalterado. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o município conta com 53.406 eleitores, número registrado até 13 de novembro de 2025. O candidato eleito cumprirá normalmente o restante do mandato, com posse marcada para 25 de maio de 2026.

Sobre a possibilidade de suspensão do pleito, a juíza afirmou que não há efeito suspensivo em recursos ainda em tramitação. “O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba já cumpre o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou. Ela acrescentou que liminares já foram negadas pelo TSE e pelo STF, e que apenas uma decisão de mérito nos tribunais superiores poderia alterar o cenário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários