
O Instituto de Inovação e Economia Circular do Brasil (IEC-Brasil inicia, a partir de fevereiro, novas turmas do curso Digital para Todos em João Pessoa. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo ampliar a inclusão digital de idosos e de pessoas com pouco acesso à tecnologia.
O curso busca facilitar o uso do celular no dia a dia, promovendo mais autonomia, cidadania e segurança digital. Durante as aulas, os participantes aprendem funções básicas do smartphone, acesso a serviços públicos digitais e formas de prevenção a golpes virtuais.
De acordo com o diretor-executivo do IEC-Brasil e coordenador do curso em João Pessoa, Weldon Bispo, a proposta é garantir liberdade digital a públicos historicamente afastados da tecnologia. “O público é formado, principalmente, por pessoas da terceira idade, com pouco ou nenhum conhecimento tecnológico”, explicou. Segundo ele, o curso conta com cerca de dez aulas presenciais, iniciando do nível básico. “As pessoas aprendem desde ligar o celular até utilizar redes sociais, pesquisar no Google, acessar o gov.br, abrir contas digitais e evitar golpes”, detalhou.
As aulas são totalmente presenciais e práticas, com turmas de até 30 alunos. Cada participante utiliza o próprio celular durante os dez encontros programados. No turno da manhã, as atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no CRAS Grotão. Já no período da tarde, as aulas ocorrem nos CRAS Volante Roger e Padre Zé.
Em 2025, o Digital para Todos já capacitou mais de 600 pessoas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Nesta nova etapa em João Pessoa, o programa oferece 120 vagas. As inscrições são presenciais e podem ser feitas nos CRAS Grotão, Volante Roger e Padre Zé. Para se inscrever, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.