
A Prefeitura de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, cancelou a programação de Carnaval prevista para este ano por causa da estiagem que atinge o município.
De acordo com a gestão municipal, os recursos que seriam usados nas festividades serão remanejados para ações de enfrentamento à crise hídrica.
Segundo o prefeito Henry Lira, a programação previa quatro dias de festa com contratação de bandas, mas, diante da falta de água, a prioridade passou a ser a perfuração de novos poços e a melhoria da logística de abastecimento da população.
Um levantamento da Rede Paraíba de Comunicação, com base em dados do Tribunal de Contas do Estado, mostra que os gastos com festas de verão ultrapassaram 63 milhões de reais em todo o estado em 2025. Em Santa Luzia, o investimento previsto era de 416 mil reais.
A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba informou que muitos gestores enfrentam dificuldades na contratação de atrações, devido à alta nos cachês cobrados por artistas.
O Tribunal de Contas também recomendou atenção redobrada à transparência dos gastos públicos, especialmente em períodos de emergência.