24°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Fogo de grandes proporções atinge estrutura de captação do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão

Açude é o principal reservatório que abastece a Rainha da Borborema e mais 20 cidades do Agreste e Cariri do estado

Por: Redação
07/02/2026 às 09h04
Fogo de grandes proporções atinge estrutura de captação do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão

As instalações das bombas flutuantes do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, Campina Grande, foram atingidas por um incêndio, no fim da tarde dessa quinta-feira (5). As chamas ganharam um grande proporção, e o Corpo de Bombeiros (CBMPB) precisou trabalhar mais de três horas para controlar a situação no local.

O açude é o principal reservatório que abastece a Rainha da Borborema e mais 20 cidades do Agreste e Cariri do estado.

De acordo com o major Eliúde, do CBMPB, o caso pode ser considerado um incêndio florestal, pela vegetação alta próximo ao local dos encanamentos. Parte da tubulação foi preservada durante a ação. O Instituto de Polícia Científica (IPC) também esteve no local para discutir as causas do incêndio. A expectativa, segundo ele, é que em 15 dias, ou menos, o laudo seja concluído.

A Cagepa, por sua vez, destacou que descarta qualquer situação relacionada a curto circuito. De acordo com o gerente Regional da Cagepa, Lucílio Vieira, há indícios do incêndio ter ocorrido por ação humana.

Recebemos a informação de que havia fogo na tubulação da capitação flutuante. Estranhamente, mesmo com fogo, o sistema estava operando. O que, no momento, descartou que o incêndio teria sido provocado por um curto circuito, ou algo parecido. Enviamos nossa equipe de manutenção, assim como fizemos contato com os bombeiros, e, chegando lá, em conversas com pessoas, uma avaliação preliminar levou a entender que o fogo começou na área por trás do restaurante e, de acordo com informações locais, estariam trabalhando com fogo nas proximidades. Com o vento, a fumaça acabou sendo direcionada até o local das instalações

Outras equipes de análise também estiveram no local. Portanto, terão relatórios de conclusão e laudo do Corpo de Bombeiros, dos técnicos da Cagepa e, também, o passado pela Polícia Civil, em breve.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários