24°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Muriçocas do Miramar celebra 40 anos de história e terá como atrações Alceu Valença e Mestre Fuba nesta quarta em João Pessoa

Em 2026, a agremiação celebra 40 anos de história e terá como atrações Alceu Valença, Mestre Fuba, Juzé e Myra Maya.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
11/02/2026 às 08h24 Atualizada em 11/02/2026 às 09h17
Muriçocas do Miramar celebra 40 anos de história e terá como atrações Alceu Valença e Mestre Fuba nesta quarta em João Pessoa

Um dos blocos mais tradicionais do pré-Carnaval de João Pessoa, as Muriçocas do Miramar desfilam nesta quarta-feira (11) pela Avenida Epitácio Pessoa. Em 2026, a agremiação celebra 40 anos de história e terá como atrações Alceu Valença, Mestre Fuba, Juzé e Myra Maya.

Criador do bloco, Mestre Fuba relembrou, o contexto em que as Muriçocas surgiram, quando o Carnaval da capital paraibana passava por um período de enfraquecimento.

Segundo ele, entre as décadas de 1960 e meados de 1970, João Pessoa viveu um dos períodos mais marcantes da folia, impulsionado pela rivalidade entre os clubes Astréa e Cabo Branco, além do tradicional “Corso”, que reunia foliões pelas ruas da cidade. Com a proibição do Corso, em 1975, as charangas e batucadas perderam espaço, os clubes foram enfraquecendo e o Carnaval entrou em declínio.

“João Pessoa chegou a ser chamada de ‘cidade-dormitório’. Em 1983, um entrevistador nacional disse: ‘Quem quiser descanso no Carnaval, venha pra João Pessoa’. As Muriçocas vieram para acordar a cidade”, afirmou Fuba.

O fundador também relembrou um episódio curioso dos primeiros anos do bloco. De acordo com ele, os estandartes eram guardados na casa de Lilita Targino, em Tambaú. No terceiro ano do desfile, ao irem buscar o material poucos dias antes da festa, os organizadores descobriram que o vigia da residência havia levado o estandarte do segundo ano para o interior do Rio Grande do Norte.

“Ele perguntou se podia levar aquele pano que estava na garagem e acabou levando o estandarte. Fomos atrás e encontramos a peça cobrindo a poltrona da sala de televisão”, contou, em tom bem-humorado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários