
O Bloco Cafuçu desfila nesta sexta-feira (13) dentro da programação do Carnaval Multicultural de João Pessoa. Considerado um dos momentos mais aguardados da festa, o bloco transforma as ruas do Centro Histórico em um espaço de criatividade, irreverência e celebração da cultura popular.
Neste ano, o Cafuçu homenageia os 40 anos do Bloco Muriçocas do Miramar, reconhecido pela importância na consolidação do Carnaval de rua na capital paraibana. Com 37 anos de história, o Cafuçu é marcado pela extravagância das fantasias, pela animação dos foliões, pelo repertório de músicas populares e pela presença de orquestras de frevo.
Segundo o coordenador do bloco, Buda Lira, o público, que nos últimos anos chegou a cerca de 150 mil pessoas — é atraído principalmente pela liberdade de expressão.
“As pessoas gostam de se vestir de forma exagerada, fugindo do cotidiano. Essa possibilidade é a grande atração e diferencial do bloco. Aliado a isso, há o fato de o percurso ser no Centro Histórico e a ênfase às orquestras de frevo”, afirmou. Ele também destaca o espaço dado às chamadas músicas “bregas”, definidas por ele como canções românticas que fazem parte da história da música brasileira.
Outro elemento tradicional é a difusora, equipamento semelhante aos utilizados em antigos parques de diversão, que transmite recados entre os participantes. O bloco mantém ainda um caráter democrático, reunindo foliões de diferentes idades e classes sociais.
A programação deste ano reúne oito atrações musicais. Entre os destaques está a banda Quem Roubou Minha Cueca, formada por músicos da cena pessoense como Val Donato, Elon e Nathalia Bellar.
Também se apresentam DJ Lane Front, Dio Ferraz, Liviannyy, DJ Claudinha Summer, DJ Maraffo, Caburé, Orquestra Sanhauá e Cultura Popular.
A concentração começa às 19h em três pontos: Praça Dom Adauto, Praça Rio Branco e Avenida General Osório. O desfile segue pela Rua Visconde de Pelotas, Praça do Bispo, Rua Duque de Caxias, Avenida General Osório, Beco do Edifício 18 Andares e Rua da Areia, com encerramento na Praça Antenor Navarro.
Além do Cafuçu, outros blocos movimentam a capital nesta sexta-feira (13):
Canto do Tetéu, no Parque Parahyba 4, no Bessa, com show de Walter Luis, das 19h à meia-noite;
Bom Demais, em frente ao Campo da Graça, em Cruz das Armas, com Felupe, Banda Amor Secreto e Barbosa;
Fazendo Amigos, na Rua Maria Ana Nunes, em Muçumagro, com Banda Tentáculos e orquestra de frevo;
As Cueca, na Rua Joaquim Avundano, em Miramar, com Ramon Schnayder, Vivian e Odak.