24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

CNU divulga resultado final nesta sexta-feira (20)

As listas estão previstas para esta sexta-feira (20).

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
18/02/2026 às 16h26 Atualizada em 18/02/2026 às 16h32
CNU divulga resultado final nesta sexta-feira (20)

Quase um mês após a aplicação da prova discursiva, o CNU (Concurso Nacional Unificado) entra na fase mais aguardada pelos candidatos: a divulgação dos resultados finais. As listas estão previstas para esta sexta-feira (20), com a classificação para vagas imediatas e cadastro de reserva. Ao todo, o certame contará com três convocações.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a confirmação de interesse será obrigatória para todos os convocados, independentemente do cargo ou da existência de curso de formação.

Resultados e recursos

Nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), os candidatos já poderão consultar os seguintes resultados definitivos na área individual do site da banca organizadora:

  • resultado definitivo da prova discursiva (após análise de recursos);
  • resultado definitivo da avaliação de títulos, quando houver;
  • resultado definitivo dos procedimentos de cotas;
  • resposta aos recursos apresentados.

Também serão divulgados os resultados finais da verificação documental das autodeclarações de candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, além da caracterização da deficiência dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência.

Confirmação de interesse

Os aprovados na primeira convocação deverão confirmar interesse entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Em 27 de fevereiro, será publicada uma nova lista de classificação atualizada, junto com a segunda convocação. Nesse caso, o prazo para confirmar interesse será de 28 de fevereiro a 2 de março.

A terceira e última convocação ocorrerá após a divulgação da lista prevista para 6 de março. Os candidatos terão de 7 a 9 de março para confirmar interesse. Já o resultado final definitivo, com vagas imediatas e cadastro de reserva, está previsto para 16 de março de 2026.

A partir dessa data, devem começar as convocações para nomeação e, quando necessário, os procedimentos de investigação social e funcional. Entre 6 e 10 de abril, está prevista ainda a etapa de envio de documentação para defesa de memorial e prova oral.

Números do concurso

A prova discursiva do CNU 2 foi aplicada em 7 de dezembro de 2025, em 228 cidades. Mais de 42 mil candidatos estavam inscritos, mas cerca de 8,5 mil não compareceram, o que representa abstenção de 20%.

Coordenado pelo MGI em parceria com a Enap e executado pela FGV, o concurso oferta 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais.

Segundo o ministério, a segunda edição do CNU adotou medidas para ampliar a diversidade entre os classificados, incluindo mecanismo de equidade de gênero para garantir paridade na segunda fase, desde que respeitada a nota mínima, além da aplicação das regras atualizadas de cotas, com aumento do percentual e reserva específica para indígenas e quilombolas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários